O adjunto de operações nacional da ANPC Manuel Cordeiro adiantou que as 219 ocorrências foram registadas entre as 00h00 e as 12h55 e envolveram 498 operacionais e 78 veículos.

O mesmo responsável referiu que a maior parte das ocorrências registaram-se em Lisboa devido à forte chuva que começou a cair a partir do final da manhã.

Segundo a Proteção Civil, no distrito de Lisboa registaram-se 126 ocorrências, das quais 115 devido a inundações, 23 por queda de árvores e 18 para limpeza de árvores.

O adjunto de operações nacional da ANPC sublinhou que em Oeiras os cursos de água estão com “um caudal elevadíssimo”.

No resto do país, Manuel Cordeiro referiu que se registaram, entre as 00:00 e as 12:55, 15 ocorrências em Coimbra, 13 em Viseu e no Porto.

O mesmo responsável disse ainda que a chuva vai continuar a ciar ao longo da tarde, mantendo-se o aviso de mau tempo até às 18:00.

No sábado, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações devido ao agravamento das condições meteorológicas previsto para hoje, com chuva persistente.

Manuel Cordeiro disse ainda que a população deve seguir as recomendações da ANPC, nomeadamente não atravessar zonas inundadas, a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.