A terceira edição da Festa do Espumante vai decorrer no Largo Hermenegildo Solheiro, em pleno centro histórico do concelho mais a norte do país, organizada pela Câmara local, com produção da EV - Essência do Vinho.

Em declarações à agência Lusa o vereador da Economia e Turismo, José Adriano Lima, revelou que, na última edição, aquela iniciativa recebeu "mais de 4.500 visitantes", prevendo que esse número venha a ser ultrapassado este ano.

"A Festa do Espumante tem atraído cada vez mais visitantes, superando todas as expectativas. Durante os três dias, os turistas aproveitam também para conhecer a região e viver Melgaço, o que se traduz numa mais-valia para a nossa economia local", sustentou.

Além da Festa do Espumante, a Câmara de Melgaço promove, desde 1995, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que este ano recebeu mais de 60.000 visitantes.

"Tal como a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, a Festa do Espumante tem um impacto muito positivo não só nosso concelho, mas também a nível nacional e internacional, abrindo mercados e afirmando o produto de excelência que é o nosso Alvarinho", referiu.

Questionado pela Lusa sobre o impacto económico destes eventos na economia local, o responsável afirmou que "o município não dispõe desses dados", referindo que "o evento tem superado as expectativas de ano para ano no que diz respeito ao impacto positivo na região".

Cerca de duas dezenas de espumantes de 13 produtores, gastronomia regional e uma programação que inclui ‘showcookings' e provas comentadas integram o programa da terceira edição

Além dos espumantes, a festa pretende divulgar os produtos regionais, desde o fumeiro, o queijo, doçaria e até trufas ou gelado de Alvarinho.