O vice-presidente americano, Mike Pence, contratou um dos advogados que trabalhou no caso Watergate para tratar dos pedidos do investigador especial, encarregue de investigar as suspeitas de conluio com a Rússia na campanha às eleições presidenciais de 2016, informou nesta quinta-feira seu porta-voz à AFP.

"O vice-presidente contratou Richard Cullen do (escritório) McGuire Woods para assisti-lo nas respostas às perguntas do investigador especial" Robert Mueller, afirmou o diretor de comunicações de Pence, Jared Agen, em comunicado.

"O vice-presidente está totalmente focado em seus deveres e em promover a agenda do presidente e espera, com interesse, a rápida conclusão deste assunto", acrescentou.

O anúncio de Pence, na escolha do advogado, é feito após várias semanas de deliberações e de analisados vários candidatos, disse um funcionário do governo, esclarecendo que não será usado dinheiro dos contribuintes.

A decisão final de contratar Cullen foi tomada no início desta semana.

Cullen - que tem experiência nos casos Irão-Contras, Watergate e na recontagem de votos do ano 2000 na Flórida - foi procurador federal do distrito leste de Virgínia.