Conta o The Guardian que o museu recebeu uma carta que continha um pedaço de mármore com uma mensagem escrita a caneta preta: "Para o Sam, com amor, Jess. Roma 2017". Lá dentro vinha também uma nota de desculpas, em que a mulher pedia perdão "por ser uma americana idiota" e por ter levado algo que não era seu "por direito".

"Sinto-me péssima não apenas por roubar este item do seu devido lugar, mas por ter escrito algo nele", escreveu. "Foi um grande erro da minha parte e só agora, como adulta, é que percebi o quão impensado e desprezível foi", explica. Jess referiu ainda que tentou apagar a mensagem, mas sem sucesso.

Até agora não está clara a origem do fragmento de mármore, mas julga-se que possa ser do Fórum Romano, coração político do Império Romano.

Stéphane Verger, diretor do Museu, disse ao jornal Il Messaggero que o pacote foi enviado de Atlanta, na Geórgia. "Pelo tom, imaginamos que era uma mulher jovem", referiu.

"Em 2017 ela deve ter vindo a Roma e levado este fragmento de mármore para oferecer ao namorado. Isso teve um impacto em mim precisamente porque ela é jovem e entendeu que cometeu um erro".

Este não é, contudo, o único caso em que artefactos foram devolvidos. Em outubro, uma mulher entregou artefactos de Pompeia, garantindo que estes estavam amaldiçoados e que lhe trouxeram azar durante 15 anos.

E pode ter sido mesmo esse caso que levou Jess a agir, segundo Verger, que refere que a mulher enviou uma carta "muito comovente" e com todo o cuidado para garantir que a relíquia chegava em segurança . "Talvez ela tenha ouvido falar da mulher canadiana. O ano de 2020, dizimado pela pandemia de covid, fez com que as pessoas refletissem, além de mexer com a consciência. O facto é que, três anos após o roubo, ela o devolveu — é um gesto simbólico muito importante", rematou.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.