A PSP convida os jovens condutores a ligarem para o número 800 200 074 e verificarem qual o nível de álcool no sangue através de um sopro para o telemóvel.

Trata-se de uma campanha de prevenção rodoviária, dirigida a recém-encartados e jovens adultos, lançada pela PSP e que tem como objetivo diminuir o número de acidentes na estrada sob influência do álcool, disse à agência Lusa o subcomissário João Moura, da direção nacional da PSP.

O ‘sopra mobile’, permite aos jovens, em caso de dúvida, verificar se estão em condições de conduzir quando saem à noite e bebem álcool, adiantou.

Ao ligar, ouve-se a mensagem: “Olá, bem-vindo ao 'sopra mobile' para saber se está em condições de conduzir sopre para o microfone do seu telemóvel durante três segundos. Respire fundo, o teste começa ao fim do terceiro sinal".

Segue-se um "bip, bip bip". "A informação não foi registada. Sopre com mais força e repita o processo...", continua a mensagem.

"Se soprou para o telemóvel e esperava ouvir um resultado é porque provavelmente está sob o efeito de álcool. Sempre que estiver na dúvida não pegue no carro. Só há um resultado infalível: não beber. Da próxima vez que sair à noite decida logo quem vai ser o condutor escolhido, jogue pelo seguro”.

É assim, com uma criativa partida de carnaval, que a PSP quer chegar aos mais jovens nesta época. João Moura afirmou que todos os locais de diversão noturna e restaurantes são convidados a colocar o cartaz nos estabelecimentos, no qual é divulgado o número de telefone.

A campanha vai realizar-se durante a época do carnaval.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.