A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) equipou o veículo que viajou até Marte com 25 câmaras e dois microfones e tal como tinha prometido tem divulgado imagens do rover através das redes sociais. Trata-se do primeiro vídeo a captar a entrada na atmosfera marciana, a descida e a abertura do paraquedas supersónico, até ao contacto do veículo com a superfície do planeta, produzindo uma nuvem de pó vermelho.

“Ao olhar para estas imagens, qualquer pessoa pode ter uma ideia de como seria pousar uma nave em Marte”, resumiu Matt Wallace, um dos responsáveis ​​pela missão, durante entrevista coletiva realizada hoje.

Uma das missões do veículo-robô é procurar dados sobre a possível existência de vida no planeta, além da recolha de amostras de solo e de rochas que deverão chegar à Terra dentro de uma década.

O local escolhido para aterragem da Perseverance foi a cratera Jezero, que se crê ter sido no passado um lago onde desembocava um rio, que pode portanto ser rica em microorganismos fósseis.

A aterragem da missão não tripulada da NASA foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NAS.

As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

Nos próximos dias, os responsáveis ​​pela missão vão analisar os primeiros dados recolhidos pelo Perseverance , rever a sua programação e começar a testar os seus instrumentos.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.