“Saúdo calorosamente a eleição de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas. Estou convencido de que sob a sua liderança a ONU irá continuar a desempenhar o seu papel vital face aos desafios do século XXI”, escreve Jens Stoltenberg, numa nota divulgada em Bruxelas, sede do quartel-general da NATO.
Apontando que a cooperação entre as duas organizações, baseada num “compromisso comum pela paz e segurança internacionais”, não parou de crescer nos últimos anos, o secretário-geral da Aliança Atlântica sublinha que o diálogo entre NATO e ONU abrange atualmente “uma grande variedade de questões”, desde a condição das mulheres, à paz e segurança e a proteção de civis, passando pelo “apoio dado pela Aliança ao reforço da ação da ONU na manutenção da paz”.
“Estou desejoso de trabalhar com o secretário-geral Guterres, para avançar e aprofundar ainda mais a relação entre a NATO e as Nações Unidas”, conclui Stoltenberg na sua mensagem.
O ex-primeiro-ministro António Guterres foi hoje formalmente eleito por aclamação secretário-geral da ONU pela Assembleia-geral desta organização internacional, que confirmou a indicação feita há uma semana, por unanimidade e aclamação, pelo Conselho de Segurança.
Comentários