"É um centro de investigação que pretende aumentar a fixação de jovens que queiram de algum modo empreender uma atividade no concelho", afirmou Ilda Araújo Novo, que apontou a medida como "fundamental" para a "criação de postos de trabalho qualificados" e para que "Viana do Castelo não continue a perder residentes todos os anos".
A professora de 59 anos, deputada do CDS-PP eleita pelo círculo de Viana do Castelo e que lidera a candidatura ‘Nossa Viana', em coligação com o PPM, à presidência da Câmara nas eleições autárquicas de 01 de outubro, adiantou que aquele "campus" deverá funcionar em "articulação com a oferta formativa e os principais empregadores locais, de modo a garantir um melhor direcionamento da oferta (regular e profissional) para as necessidades do tecido económico".
Ilda Araújo Novo sublinhou que o índice do poder de compra dos vianenses situa-se abaixo da média nacional" e defendeu como "fundamental a redução das taxas municipais".
A candidata à autarquia de Viana do Castelo avançou ainda com outras propostas, nomeadamente "a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) cobrado às famílias, a revisão das taxas de água, saneamento e resíduos sólidos e a devolução do IRS no máximo permitido por lei".
"Tudo o que seja dar rendimento às pessoas é fundamental para que possam gastar onde residem. As pessoas habitam onde é mais barato", disse, apontando a fixação de população como uma prioridade para contrariar um "centro histórico deserto, um comércio em declínio, que apenas surge no mapa em agosto e nos meses em que os turistas" visitam o concelho e os imigrantes regressam temporariamente do seu trabalho.
A concretização do acesso rodoviário ao porto de mar e a redução do preço do estacionamento na cidade são outras das medidas preconizadas pela candidatura "Nossa Viana" para promover a "dinamização económica da cidade", bem como, "a eliminação do pórtico de Neiva da autoestrada A28", situado à entrada de uma zona industrial do concelho.
Em alternativa, a coligação CDS/PPM propõe a inclusão da autoestrada que liga Viana do Castelo ao Porto "no regime complementar de redução de taxas de portagem a exemplo do que acontece com outras ex-SCUT [auto-estradas sem custo para o utilizador]".
Concorrem à presidência da Câmara de Viana do Castelo nas eleições de 01 de outubro o atual presidente José Maria Costa (PS), Hermenegildo Costa, pelo PSD, Ilda Araújo Novo, pela coligação CDS/PPM, Cláudia Marinho, pela CDU, Luís Louro, pelo Bloco de Esquerda (BE) e Filipe Costa, pelo Partido Democrático Republicano (PDR).
Comentários