O socialista Joaquim Couto, que lidera aquela autarquia do distrito do Porto, explicou à agência Lusa que a "nova via, bem como a requalificação da rua Dr. Oliveira Salazar, fazem parte de um plano mais vasto, o plano de mobilidade sustentável da cidade, de promoção da mobilidade suave, ciclovias e vias cicláveis", num conjunto de "requalificações e reformas do espaço público do concelho e da cidade e que está a ser executado desde 2014 e vai continuar até 2023".

Segundo o autarca, a nova via que foi esta manhã inaugurada "também permite a aproximação da população ao rio [Ave] depois de nas décadas de 1940 e 1960 se ter afastado dele por causa do têxtil e da poluição".

Resultado de um investimento de 1,5 milhões, comparticipado por fundos comunitários, a via que começa na rua Dr. Oliveira Salazar e termina numa praça em frente à Fábrica de Santo Thyrso, pretende também, segundo Joaquim Couto, "dar uma nova imagem" aquele espaço de eventos da cidade.

"Este investimento é uma parte de um plano mais significativo e que vai continuar a médio prazo", acrescentou o autarca.

Aquela via urbana tem uma extensão de cerca mil metros e ficará dotada de uma ciclovia, frisou Joaquim Couto.