A implementação de consultas de saúde oral no futuro centro de Saúde da Nazaré resulta de um protocolo entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o município, que se comprometeu a investir “cerca de 47 mil euros em equipamento técnico”, divulgou hoje a autarquia.

O acordo, assinado hoje, estabelece que o Ministério da Saúde assegurará, por seu lado, os recursos humanos para as consultas que, segundo o presidente da Câmara, Walter Chicharro, contribuem para “a qualificação do território e a criação de condições de bem-estar que permitirão a obtenção de ganhos em saúde e qualidade de vida das pessoas”.

Citado numa nota de imprensa, o autarca considera o investimento a realizar como “prioritário” na criação de “equidade e acesso adequado aos cuidados de saúde primários pelos munícipes mais vulneráveis, ou seja, os que vivem com maiores dificuldades económicas, de mobilidade e sociais”.

Daí que o objetivo do autarca seja, depois deste protocolo, que abrange as três freguesias do concelho da Nazaré, “ponderar, juntamente com a ARSLVT, a colocação de cadeiras de dentista para a prestação deste serviço em cada uma das Unidades de Saúde em Valado e em Famalicão, num claro investimento na saúde dos concidadãos”.

Além do investimento agora anunciado na saúde oral, a Câmara da Nazaré tem, segundo a mesma nota, “desenvolvido várias ações a nível local para a promoção do bem-estar e da saúde, que vão ao encontro das exigências das populações em termos de qualidade assistencial e prontidão de respostas”.

Entre elas consta a contratação de uma nutricionista, a sensibilização da população para hábitos de alimentação mais saudáveis e a promoção do desporto com o investimento em equipamentos de acesso gratuito.

O novo Centro de Saúde da Nazaré representa um investimento de 1,2 milhões de euros, suportados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e com uma comparticipação comunitária de 85%.

O novo edifício está a ser construído num terreno cedido pela Câmara e substituirá um pré-fabricado dos anos 80 onde funcionavam as unidades de saúde Global e Nazareth, com um total de nove médicos e cerca de 20 mil utentes inscritos.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.