“Em relação ao [novo terminal de contentores] Vasco da Gama, estamos neste momento em Avaliação de Impacto Ambiental, ou seja, estamos nos procedimentos que são obrigatórios”, disse hoje Ana Paula Vitorino, que falava em declarações aos jornalistas após a cerimónia de lançamento da Janela Única Logística (JUL), que decorreu em Sines.

A governante reafirmou a expectativa do Governo de “lançar este ano o concurso para o novo terminal Vasco da Gama”, logo que os “procedimentos” necessários sejam concluídos, lembrando que após as “conclusões da AIA”, será ainda necessário aguardar a fase de “consulta pública”.

“O Governo tem muita vontade de fazer depressa, isso não quer dizer que a realidade se ajuste ou que satisfaça a vontade do Governo, tem que seguir todos os trâmites legais e assim que houver declaração de impacte ambiental lançaremos o concurso para o novo terminal Vasco da Gama”, assegurou.

Além da nova infraestrutura, o processo previsto de expansão do atual terminal de contentores de Sines, designado como Terminal XXI, está atualmente, segundo a governante, em fase de “renegociação” com o “concessionário”, algo que espera que “em breve dê resultados”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.