Os 160 testes efetuados a utentes e profissionais do Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, resultaram “positivo para um total 48 utentes e 24 funcionários”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz, o único ativo no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi detetado na segunda-feira. Até ao final do dia de quarta-feira tinham sido confirmados resultados positivos respeitantes a cinco utentes e três funcionários.

Além do aumento para um total de 72 casos, a situação levou já “ao internamento de cinco utentes” e, segundo o autarca, “há mais dez que necessitam de observação médica e que estão hoje a ser transportados para o Hospital de Torres Vedras”.

À Lusa, Carlos Bernardes disse ainda que no lar “foi criada uma área covid e outra não covid, para permitir o isolamento dos utentes infetados”, não sendo necessária a retirada dos idosos para outras instalações.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos junto da direção do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz.

Na sua página da rede social Facebook, a instituição publicou na segunda-feira um comunicado esclarecendo que, “tendo em conta o atual cenário de surto” de covid-19, a instituição “tomou as medidas preventivas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e implementou o seu Plano de Contingência, procurando garantir a segurança dos seus utentes e colaboradores, e que a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.