Em comunicado, o município avançou hoje que o preço base do concurso para a empreitada é de 896 mil euros (mais IVA) e tem um prazo de execução de 210 dias.

De acordo com a autarquia, o espaço municipal, com cerca de 3.459 metros quadrados (m2), localiza-se na margem direita da ribeira de Algés e deverá incluir um núcleo de hortas urbanas com 12 talhões para atribuir aos moradores, um conjunto de árvores de fruto e uma área relvada.

“Prevista está também a execução do projeto de regularização fluvial da ribeira de Algés, adjacente ao quintalão, com a execução de um leito maior e um leito menor da ribeira, a partir de bancadas de pedra”, adiantou.

A Câmara Municipal de Oeiras acrescentou que “as estruturas antigas mais significativas”, como o poço, o tanque e a nora (máquina hidráulica) vão ser recuperados.

O Quintalão faz parte da intervenção Parque Urbano de Algés, com cerca de 17 mil m2, na qual se encontram os espaços que integram a União Desportiva e Recreativa de Algés (UDRA). No local já está construído um campo de futebol.

“Nesta intervenção mais global insere-se o projeto de Regularização Fluvial do Troço a Céu Aberto da Ribeira de Algés”, explicou a autarquia.

Segundo o município, a maioria dos espaços são privados e as áreas necessitam de uma “requalificação profunda”, tendo sido desenvolvidos os projetos para o grande quintal e para a regularização da regularização fluvial da ribeira de Algés.