“Não tenho dúvidas de que este acordo levará a um período de melhores relações entres os dois países vizinhos e, especialmente, entre os povos”, afirmou Matthew Nimetz, enviado especial das Nações Unidas para o assunto, em comunicado.

O diplomata, que mediou entre os dois países para acabar com a controvérsia sobre o nome da ex-república jugoslava, destacou a “dedicação” dos dois governos para impulsionar a cooperação entre os seus países.

O primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, anunciou que a designação da ex-república jugoslava, resultante de acordo estabelecido hoje entre a Macedónia e a Grécia, será República da Macedónia do Norte.

"Temos uma solução histórica após mais de duas décadas e meia. O nosso acordo compreende a designação República da Macedónia do Norte para utilização universal", disse Zaev.

O acordo coloca um fim numa querela político-semântica de 27 anos e a nova designação deverá ser aprovada pelo parlamento macedónio e submetido depois a referendo.

Horas antes de divulgação da designação, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou que a Grécia e a Macedónia tinham chegado a acordo.