“As cidades estão a evoluir, a tornar-se mais eficientes e sustentáveis, pelo que consideramos esta medida algo natural”, informou a Bolt, numa nota enviada à agência Lusa.
De acordo com a empresa, a medida vai ao encontro dos objetivos de negócio da Bolt, de disponibilizar soluções de mobilidade e de qualidade, cada vez mais focadas na sustentabilidade.
Preocupando-se com a redução das emissões de carbono nas cidades, a operadora acrescentou que criou uma categoria de veículos 100% elétricos, tendo já “centenas de motoristas a circular na cidade com estes carros”.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), apresentou em 31 de janeiro a nova Zona de Emissões Reduzidas Avenidas/Baixa-Chiado, que prevê que o trânsito automóvel nessa área passe a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados, entre as 06:30 e as 00:00, a partir do verão.
A proposta prevê que os motoristas de transporte em veículos descaracterizados só podem aceder à ZER em veículos elétricos e a sua paragem só é permitida nas bolsas autorizadas.
Já a Kapten alertou que a medida de condicionamento ao trânsito poderá trazer impactos negativos à mobilidade urbana e aos negócios.
“A Kapten percebe e defende o valor acrescentado que os TVDE têm oferecido ao setor do turismo, à mobilidade urbana para a cidade de Lisboa e os negócios de uma forma geral. Nesse sentido, acreditamos que esta limitação irá impactar negativamente essa mesma mobilidade, bem como os rendimentos de motoristas e das empresas que investiram neste setor”, salientou a operadora.
Defendendo a necessidade de respeitar os operadores e o investimento, a Kapten assegurou que é necessário estabelecer incentivos tanto “para quem já tem carros elétricos [como mais e melhores pontos de carregamento], como para quem está disposto a investir em novos veículos elétricos”.
Por seu turno, a Uber considerou à Lusa “ser prematuro” prenunciar-se, uma vez que “o plano ainda está a ser apresentado aos agentes económicos”.
A ZER abrange parte das freguesias de Santa Maria Maior, Misericórdia e Santo António, sendo delimitada a norte pela Calçada da Glória, Praça dos Restauradores e Praça do Martim Moniz, e a sul pelo eixo formado pelo Cais do Sodré, Rua Ribeira das Naus, Praça do Comércio e Rua da Alfândega.
Esta zona de emissões reduzidas é delimitada a nascente pela Rua do Arco do Marquês de Alegrete, Rua da Madalena e Campo das Cebolas, e a poente pela Rua do Alecrim, Rua da Misericórdia, Rua Nova da Trindade e Rua de São Pedro de Alcântara.
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