A bastonária dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, sublinhou que Marta Temido é uma pessoa conhecida há muitos anos no setor e respeitada pelos farmacêuticos, sendo "sensível aos problemas" da saúde.

"Desejamos todo o sucesso e estamos disponíveis, como sempre, para colaborar", declarou à agência Lusa.

A bastonária dos Farmacêuticos deixou ainda o seu reconhecimento e agradecimento ao ministro da Saúde cessante, Adalberto Campos Fernandes, lembrando que não é uma tarefa fácil exercer esta função num país como Portugal.

"Quero deixar um agradecimento e reconhecimento ao ministro da Saúde que agora sai. Mesmo não estando sempre de acordo, reconhecemos que ser ministro D Saúde em Portugal será sempre uma tarefa difícil", disse Ana Paula Martins.

Sobre a decisão de remodelar o Governo neste momento e substituir o ministro da Saúde, a bastonária disse respeitar a decisão do primeiro-ministro.

O primeiro-ministro propôs hoje a nomeação de Marta Temido para nova ministra da Saúde, em substituição de Adalberto Campos Fernandes, o que foi aceite pelo Presidente da República.

Especializada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Marta Temido exercia os cargos de subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e de presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa.

Entre 2016 e 2017, foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde.

Além de Adalberto Campos Fernandes, o chefe do executivo substituiu hoje também os ministros da Defesa, da Economia e da Cultura.