“O número de mortos atingiu 17 na explosão. Um total de 12 pessoas ficaram feridas”, das quais três estão ainda no hospital, disse à agência noticiosa Efe o oficial da polícia local de Karachi, Asgher Mehmood.

O agente disse que “não havia sinais de atividade terrorista por trás da explosão”, acrescentando que novas investigações atribuem uma acumulação de gases na linha de esgoto como a principal causa do acidente.

O acidente ocorreu no sábado, depois de uma explosão num esgoto na zona de Shershah ter provocado o colapso de um edifício de um banco, fazendo inicialmente oito mortos e uma dezena de feridos, tendo várias pessoas ficado presas no interior.

Entre os mortos incluem-se dois seguranças do banco, alguns empregados e alguns clientes que estavam dentro do edifício no momento da explosão.

Os colapsos e outros acidentes são relativamente frequentes no Paquistão, principalmente devido ao mau estado dos edifícios, explosões de garrafas e instalações de gás e aos efeitos de chuvas fortes.

Em outubro do ano passado, pelo menos quatro pessoas morreram e 23 outras ficaram feridas numa explosão num edifício residencial de cinco andares em Karachi, a cidade mais populosa do Paquistão.

Em março do mesmo ano, pelo menos 24 pessoas foram mortas quando outro edifício desabou na mesma cidade, onde as autoridades descreveram 150 edifícios residenciais e de escritórios como perigosos.