Hoje, noutro atentado, pelo menos nove pessoas morreram quando um terrorista se fez explodir com um colete na entrada de um parque da cidade santa xiita de Kerbala, a 110 quilómetros a sul de Bagdad.

Os dois atentados suicidas ocorreram durante o mês sagrado do Ramadão e numa sexta-feira, dia mais importante da semana para os muçulmanos rezarem.

Por outro lado, a agência de notícias Amaq, ligada ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) informou que foram perpetradas “operações de martírio” contra “agrupamentos de xiitas” em Kerbala e na localidade de Musaib, na Babilónia.

A Amaq precisou que em Kerbala um terrorista com um cinto de explosivos se fez explodir, mas não especificou como foi efetuado o ataque em Musaib.

O EI está a perder os territórios que controlava no norte do Iraque, depois de vários meses de ofensiva contra Mossul, principal feudo do grupo no Iraque.

As forças iraquianas conseguiram expulsar os ‘jihadistas’ da maior parte dos bairros da cidade, que foi conquistada pelo EI em junho de 2014 e se converteu na sua “capital” do Iraque.