Um porta-voz do aeroporto citado pelo The Telegraph disse que "um avião com a rota Ljubljana-Londres desembarcou esta tarde, pelas 18h30, hora local de Köln-Bonn [Alemanha], não estando a aterragem planeada". Informou também que "o piloto havia informado acerca de uma conversa suspeita a bordo, pelo que decidiu aterrar".

Segundo o The Telegraph, os responsáveis do aeroporto disseram em comunicado que os 151 passageiros a bordo desembarcaram utilizando slides de emergência, sendo depois levados para um portão onde foram controlados pela polícia.

Há também relatos de que as autoridades destruíram uma mala que não foi atribuída a nenhuma das pessoas que seguiam a bordo do A319 da EasyJet.

O aeroporto esteve com voos suspensos durante três horas, o que levou a que dez voos tivessem sido desviados para outros aeroportos e que outros sofressem atrasos.

Uma porta-voz da EasyJet confirmou o desvio do voo e justificou a medida. "O piloto tomou a decisão como uma precaução para permitir que a aeronave passasse por verificações de segurança adicionais em Köln-Bonn, onde a aeronave foi vista pela polícia".

Os passageiros ficaram num hotel local esta noite e prosseguem viagem no domingo de manhã, dia 11 de junho.

A porta-voz agradeceu ainda a compreensão dos passageiros e referiu que "a segurança dos passageiros e da tripulação da EasyJet é a maior prioridade".

Segundo a Sky News, a polícia prendeu dois homens identificados como suspeitos.

[Notícia atualizada às 00h40]