Como escreve a Reuters, acordo com o departamento meteorológico tailandês, a tempestade atingiu a costa às 12:45 horas locais (05:45 em Lisboa), esperando-se agora que percorra o sul do país, atingindo vários destinos turísticos. Como resultado, milhares de pessoas abandonaram as ilhas Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan.
Ventos fortes de 75 km/h e chuvas torrenciais causaram, pelo menos, um morto, que as autoridades identificaram como um pescador cuja embarcação se virou. Outros quatro membros da tripulação estão a safo, mas há um que se encontra desaparecido.
Para além das perdas humanas, registaram-se estragos como árvores caídas e edifícios danificados, para além de curtas falhas de energia elétrica. Nas redes sociais, já começam a ser publicadas algumas imagens da tempestade.
Espera-se agora que a tempestade Pabuk baixe de intensidade à medida que chega à província de Surat Thani. De acordo com o um comunicado do departamento meteorológico, espera-se que "baixe para uma depressão tropical", mas que as pessoas "devem estar atentas às condições severas, que podem causar escoamentos florestais e cheias repentinas".
Por ainda existir um elevado nível de perigosidade, a população tem sido recomendada a ficar dentro de portas até sábado de manhã.
A Embaixada de Portugal na Tailândia fez também um comunicado, recomendando aos portugueses nestas zonas afetadas "muita atenção de modo a evitarem expor-se a situações de risco. O abandono das áreas de risco deverá ser ponderado e decidido pelos próprios", lembrando também que " seja qual for a situação, todos deverão seguir as indicações das competentes autoridades tailandesas".
O órgão diplomático informou ainda que "está a acompanhar esta situação em cooperação com as autoridades tailandesas e as Embaixadas da União Europeia na Tailândia e, caso se torne necessário, tomará as medidas adequadas em coordenação com as entidades referidas".
Neste momento, as ligações marítimas para os restantes destinos no golfo tailandês encontram-se interrompidas e os aeroportos fechados, tendo também sido lançado um alerta para que os turistas abandonem as populares praias do território para se dirigirem para terrenos mais elevados e seguros.
O Departamento de Prevenção de Desastres e Mitigação da Tailândia informou que já evacuou 6176 pessoas nos últimos dias para abrigos.
Pabuk é a primeira tempestade tropical a atingir esta zona do país fora da estação das monções, em quase 30 anos. Tendo o nome de um peixe-gato gigante existente no Laos, o fenómeno deverá causar fortes chuvas noutros destinos turísticos no mar de Andaman, como Krabi, e nas províncias vizinhas da Malásia, Pattani, Narathiwat e Yala.
Comentários