Num ano em que enfrentamos restrições decorrentes da pandemia de Covid-19 e em que a segurança individual e de todos depende do cumprimento das regras definidas pela Direção Geral da Saúde, ter acesso a informação é um dos recursos mais importantes.

Nesse âmbito, o SAPO24 estabeleceu uma parceria com a aplicação Posso ir? com o objetivo de aumentar a partilha de informação sobre a lotação das praias em Portugal durante a época balnear.

Tratando-se de uma nova rotina, o sucesso na implementação das novas regras - nomeadamente no respeito pela lotação em cada praia - será tanto maior quanto cada um de nós contribuir com informação.

O que é a Posso ir?

A Posso Ir? é uma App sem fins lucrativos onde os cidadãos poderão consultar e reportar o nível de ocupação de estabelecimentos comerciais e espaços públicos como praias, e assim, evitar que as pessoas se dirijam aos que registam maior afluência, promovendo o distanciamento social e ajudar a população a sair de casa em maior segurança.

Como contribuir?
Para contribuir, bastará o utilizador fazer download da App, para Android ou iOS, e reportar o estado de ocupação dos locais que visitar, clicando no pino do local respetivo, premindo o botão "Reportar Ocupação" e de seguida o respetivo nível de ocupação.

  • Baixo (0-33%)
  • Médio (34-66%)
  • Alto (67%+)

Qual a validade da informação?
Na Posso Ir?, os dados de ocupação têm a validade de 1 hora no caso dos estabelecimentos comerciais e 2 horas no caso das praias (recomendação oficial), indicando sempre há quanto tempo foi feito o último reporte de ocupação, e se este advém de uma fonte oficial ou dos utilizadores.

Quando não existem dados atualizados  a Posso ir? usa o ícone a cinzento, e refere "Sem dados de ocupação há mais de 2 horas".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.