O casal Trump partiu rumo a Roma esta sexta-feira para comparecer no funeral do Papa Francisco este sábado, dia em que Melania completa 55 anos.

Mas, em vez de permanecerem para jantar depois em alguma 'trattoria' da capital italiana, os dois voltarão diretamente para os Estados Unidos.

O magnata de 78 anos reconheceu que esta pode não ser a melhor maneira de comemorar o aniversário da sua mulher.

"Tem um aniversário de trabalho", declarou Trump aos jornalistas no avião presidencial que transportou o casal na primeira viagem ao exterior do republicano desde que voltou ao poder.

A poucos dias de atingir a marca de 100 dias do frenético início do seu segundo mandato, Trump diz passar os dias a procurar acordos sobre tarifas, Ucrânia, Irão e Gaza, sem tempo para mais nada.

"Não tive tempo de comprar presentes; tenho estado bastante ocupado", comentou.

Quando questionado se levaria Melania a jantar para comemorar o seu aniversário, respondeu: "Vou levá-la a jantar no Boeing, no Air Force One."

Além disso, Trump brincou que podia trazê-la para o "ninho de víboras" para que falasse com os jornalistas.

Donald e Melania Trump embarcaram juntos no Air Force One numa base aérea nos arredores de Washington. O casal tem vidas praticamente separadas desde que assumiu o cargo.

A Primeira-Dama passa a maior parte do tempo em Nova Iorque, onde o seu filho Barron, de 19 anos, estuda na universidade.

Mas os dois fizeram algumas aparições juntos, como na segunda-feira, para um ato tradicional de Páscoa na Casa Branca.

No ano passado, o casal passou o aniversário de Melania separado, Melania estava Flórida, enquanto Trump estava em Nova Iorque para comparecer ao julgamento sobre o pagamento de dinheiro para silenciar a ex-atriz porno Stormy Daniels.