“É realmente uma honra para nós termos visto que, seja quando o Rei Filipe VI era Príncipe das Astúrias, seja agora com a Princesa Leonor, que a primeira visita oficial feita pelo herdeiro da Coroa Espanhola é feita a Portugal”, declarou.
Para o governante esta escolha traduz “relações de amizade” e “fraternidade” entre “povos irmãos tão fortes”. “O sinal que o Reino de Espanha dá a Portugal é um sinal que nós nunca poderemos esquecer, esta atenção, eu até vou usar uma palavra pouco diplomática e política, este carinho por Portugal. Isso é vivido por uma forma muito emocional pelos portugueses”, destacou.
A princesa das Astúrias visita Portugal no dia 12 de julho, segundo anunciou a 27 de junho a Presidência da República Portuguesa, que sublinhou tratar-se da primeira deslocação oficial ao exterior da filha mais velha do Rei de Espanha, Felipe VI.
No mesmo dia, uma nota publicada na página oficial da Presidência da República, detalhou-se que “o programa desta visita terá um enfoque particular na proteção do ambiente e na conservação dos oceanos, temas prioritários para Portugal e Espanha”.
“A escolha de Portugal como destino da primeira viagem oficial ao estrangeiro de Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias reflete e fortalece os laços de fraternidade e proximidade que unem os dois países”, lê-se ainda na mesma nota.
Num comunicado divulgado em Madrid, o Governo espanhol sublinhou igualmente que esta será a primeira viagem oficial ao estrangeiro da herdeira da coroa e os laços que unem Portugal e Espanha.
A princesa das Astúrias viajará com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, que acompanhará toda a visita em conjunto com o homólogo português, Paulo Rangel, segundo o mesmo comunicado.
Comentários