"A mais emblemática e importante procissão da Quaresma em Lisboa, a Procissão do Senhor dos Passos da Graça, vai realizar-se no próximo dia 25 de fevereiro, domingo, cumprindo o percurso desde a Igreja de S. Roque, no Bairro Alto, até à Igreja da Graça, em Lisboa", lê-se em comunicado enviado às redações.

Este ano, a procissão é "presidida pela primeira vez pelo novo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e organizada pela Real Irmandade de Santa Cruz e Passos da Graça, que cumpre 437 anos de existência".

Percurso da procissão:

  • Igreja de S. Roque, Largo Trindade Coelho, Rua da Misericórdia, Rua Garrett, Rua do Carmo, Rossio, Rua Largo 1.º de Dezembro, Largo de São Domingos, R. D. Antão de Almada, Travessa Nova de São Domingos, Rua da Palma, Praça do Martim Moniz, Calçada dos Cavaleiros, Calçada de Santo André, Igreja da Graça.

De recordar que esta processão "tem raízes seculares na cidade de Lisboa" — teve início em 1587 — e "celebra o período da Quaresma, evocando a paixão e morte de Jesus Cristo e retratando a distância da Via Sacra de Jerusalém".

"Reconhecida como sendo uma devoção especial dedicada ao Senhor Jesus Cristo, a Procissão em honra da imagem do Senhor dos Passos da Graça é um exercício espiritual que reúne a população da cidade de Lisboa numa demonstração e partilha de fé", pode ainda ler-se.

Antes da procissão será celebrada missa às 11h00, presidida pelo Provincial da Companhia de Jesus, Rev. Pe. Miguel
de Almeida, Sj, na Igreja de S. Roque. Por sua vez, às 14h30 vai ser recitado o terço.