A NASA está a procurar candidatos para participar na sua próxima missão simulada de um ano à superfície de Marte para ajudar na recolha de dados, para contribuir para uma eventual futura missão de exploração humana do Planeta Vermelho. Esta é a segunda de três missões terrestres planeadas da chamada CHAPEA (Crew Health and Performance Exploration Analog), e está prevista vir a começar na primavera de 2025.

Cada missão CHAPEA envolve uma tripulação voluntária de quatro pessoas, que vive e trabalha dentro de um habitat impresso em 3D de 140 metros quadrados no Johnson Space Center da NASA, em Houston, no Texas, segundo a agência espacial.

O habitat, denominado Mars Dune Alpha, simula os desafios de uma missão em Marte, incluindo limitações de recursos, falhas de equipamentos, atrasos na comunicação e outros fatores ambientais. As tarefas da tripulação incluem simulações de caminhadas espaciais, operações robóticas, manutenção de habitat, exercícios e crescimento de culturas.

A NASA procura agora cidadãos americanos ou residentes permanentes saudáveis ​​e motivados, que não sejam fumadores, tenham entre 30 e 55 anos de idade e sejam falantes de inglês para uma comunicação eficaz entre os membros da tripulação e o controlo da missão. "Os candidatos devem ter um forte desejo por aventuras únicas e gratificantes e interesse em contribuir para o trabalho da NASA na preparação para a primeira viagem humana a Marte", diz a organização em comunicado.

A seleção da tripulação vai ainda seguir os critérios padrão da NASA para candidatos a astronautas. Quem embarcar nesta missão terá de ter um mestrado numa área STEM, como engenharia, matemática ou ciências biológicas, físicas ou da computação, de uma instituição credenciada, ter pelo menos dois anos de experiência profissional numa destas áreas ou um mínimo de mil horas a pilotar uma aeronave. Também serão considerados candidatos que tenham concluído dois anos de trabalho num programa de doutoramento em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, concluído um curso de medicina ou um programa piloto de teste. Com quatro anos de experiência profissional, podem ser considerados candidatos que tenham concluído o treino de oficial militar ou um diploma de licenciatura em ciências na área STEM.

O prazo para inscrições termina a 2 de abril e está previsto existir uma remuneração por esta participação.

A primeira tripulação CHAPEA já está a meio da sua missão de um ano e a NASA está a utilizar a investigação obtida através das missões simuladas para ajudar a descobrir melhores formas de manter a saúde da futura tripulação e o apoio ao desempenho durante as futuras expedições a Marte.