Na quinta-feira, no debate destas iniciativas legislativas e de duas petições sobre o tema, todos os partidos com assento parlamentar concordaram que é importante valorizar a carreira profissional dos enfermeiros.

Tendo em conta "o teor das diferentes propostas apresentadas por BE, PCP e CDS, com aspetos comuns ou complementares", na véspera deste debate, a Ordem dos Enfermeiros veio apelar ao "necessário consenso", segundo uma mensagem enviada pela instituição a todos os grupos parlamentares.

Hoje, nas votações em plenário, todos os partidos com iniciativas legislativas requerem que estes baixassem, sem votação, por 30 dias à comissão parlamentar de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, pedidos aprovados por unanimidade.

No âmbito das duas petições, BE, PCP e CDS-PP apresentam projetos de lei, tendo o deputado do BE Moisés Ferreira afirmado, no debate de quinta-feira, que havendo tantos elogios aos enfermeiros impõe-se que todas as bancadas aprovem os projetos em discussão.

As duas petições, cada uma com cerca de oito mil assinaturas, pedem a valorização da carreira especial de enfermagem e a revisão do processo de descongelamento de progressões.

Nas intervenções em plenário os partidos apoiaram as reivindicações, com a deputada Telma Guerreiro, do partido que sustenta o Governo, o PS, afirmado que "reivindicar para melhorar as carreiras profissionais será sempre uma luta legítima".

A importância da enfermagem foi salientada pelos deputados, lembrando o trabalho dos profissionais em tempo de pandemia de covid-19, com a oposição a referir depois que o Governo impôs uma carreira aos profissionais e rompeu negociações com os representantes dos trabalhadores.

Na manhã do debate, na quinta-feira, cerca de 40 dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) concentraram-se em frente do Parlamento para apelar aos deputados para que aprovem as iniciativas legislativas com vista à "justa contagem dos pontos" para efeitos de progressão na carreira.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.