A PSP instaurou um processo disciplinar “para apurar todas as circunstâncias da ocorrência” do incidiente em que que um agente pontapeou um adepto do FC Porto, antes do Clássico disputado no sábado no Estádio da Luz.

O adepto foi agredido a murro e a pontapé, depois de ter sido atirado ao chão e imobilizado.

Leia o excerto do comunicado que diz respeito ao caso do Clássico:

"No dia 1 de abril, no policiamento desportivo relacionado com o jogo de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto, comandado pelo Comando Metropolitano de Lisboa, a PSP procedeu à detenção de 11 cidadãos que, por razões diversas, tiveram comportamentos que consubstanciaram práticas ilegais ou crimes. Pelas 19H52, aquando da detenção de um dos cidadãos, nas imediações do estádio da Luz e antes do início do jogo, aparentemente um dos polícias usou a força pública de forma que poderá constituir infração disciplinar, por contrariar as normas sobre os limites ao uso de meios coercivos em vigor na PSP. No dia do jogo referido, ainda antes do início do mesmo, após o visionamento das imagens da ocorrência em questão, passadas exaustivamente por diversos órgãos de comunicação social, foi imediatamente determinada a instauração de processo disciplinar para apurar todas as circunstâncias da ocorrência. Nos termos do Regulamento Disciplinar da PSP, o referido processo disciplinar corre os seus trâmites na Unidade Especial de Polícia (UEP). Apesar do episódio referido a PSP salienta o desempenho de todos os seus polícias envolvidos nesta operação de segurança, nomeadamente os da UEP, que permitiram que um policiamento complexo a um jogo de futebol de risco elevado, tivesse decorrido dentro da normalidade possível e sem a ocorrência de lesões graves para qualquer dos intervenientes.

O Clássico SL Benfica - FC Porto terminou empatado a um golo tendo deixado a luta do título em aberto e os dois principais candidatos separados por um ponto.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.