O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu hoje, pelas 09:46, os doze chefes de Estado que vão marcar presença naquela reunião que terá na agenda temas como a guerra na Ucrânia, alterações climáticas e migrações.

O encontro não vai contar com a presença do chefe de Estado alemão, tal como estava anunciado, porque Frank-Walter Steinmeier vai encontrar-se hoje com o Presidente dos Estados Unidos da América, naquele país, segundo adiantou a presidência germânica na sua página oficial.

Na reunião de trabalho estão presentes os chefes de Estado da Bulgária, Rumen Radev, da Croácia, Zoran Milanovic, da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, da Estónia, Alar Karis, da Finlândia, Sauli Niinistö, da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, da Hungria, Katalin Novák, da Irlanda, Michael Higgins, de Itália, Sergio Mattarella, da Letónia, Edgars Rinkēvičs, de Malta, George Vela, e da Polónia, Andrzej Duda.

Após a reunião, juntar-se-á ao grupo como convidado no jantar no Palácio da Bolsa, às 20:00, o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis.

Neste encontro irá celebrar-se o 20.º aniversário do Grupo de Arraiolos, que junta anualmente presidentes sem poderes executivos de Estados-membros da União Europeia, uma iniciativa lançada em 2003 pelo então Presidente Jorge Sampaio.

Esta reunião do Grupo de Arraiolos, a primeira realizada em Portugal desde que Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente da República, acontece oito meses antes das próximas eleições para o Parlamento Europeu, que estão marcadas para junho de 2024.