Em comunicado, o SEF refere que uma das detenções aconteceu, na sexta-feira, no Ponto de Passagem Autorizado (PPA) em Vila Verde da Raia, Chaves, estando pendentes deste cidadão dois mandados de detenção e um mandado de detenção europeu para extradição.

Segundo o SEF, o detido, de 28 anos, residente na Suíça, foi levado para o Estabelecimento Prisional de Vila Real para o cumprimento de uma pena de dois anos e nove meses pelo crime de furto qualificado e cinco meses pelo crime de ofensas à integridade física qualificado.

A outra detenção ocorreu na semana passada, no PPA em Quintanilha, em Bragança, e este cidadão tinha pendente um mandado de detenção emitido pelas autoridades judiciais portuguesas, indica o SEF, precisando que o detido foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, que lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva pela autoria de dois crimes de violência doméstica.

O arguido, de 24 anos, recolheu ao Estabelecimento Prisional do Porto onde aguardará os ulteriores termos do processo judicial.

As detenções ocorreram numa altura em que as fronteiras com Espanha estão fechadas devido à pandemia de covid-19, sendo apenas permitida a circulação entre os dois países, nos 16 pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.