"A situação é caótica, não estamos certos do número, mas até 700 migrantes podem ter-se afogado em três naufrágios esta semana", disse à AFP um porta-voz da ACNUR, Federico Fossi.
Quinhentos migrantes, entre eles cerca de 40 crianças, foram declarados desaparecidos na quinta-feira, após o naufrágio de uma das embarcações. Outras cerca de 100 pessoas tinham sido declaradas desaparecidas na véspera em outro incidente e 45 corpos foram recuperados na sexta-feira num outro naufrágio, no qual também pode haver desaparecidos. "Nunca saberemos o número exato, nunca conheceremos a sua identidade, mas os sobreviventes disseram-nos que há mais de 500 mortos", disse outra porta-voz da ACNUR, Carlotta Sami, no Twitter, após a tragédia de quinta-feira.
Sunday counting victims. Macabre exercise:will the world realize the over 700 pp would have deserved a safe passage? pic.twitter.com/c8Puo3ktkF
— Carlotta Sami (@CarlottaSami) May 29, 2016
A BBC refere ainda que os navios da UE resgataram quase 13 000 pessoas esta semana. O tempo primaveril terá levado a um aumento no número de pessoas que tentam a travessia.
Comentários