Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo, com epicentro a 20 quilómetros a sul-sudeste de Benavente, foi registado às 03:45 de hoje nas estações da Rede Sísmica do Continente.

Este abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Benavente.

Na quinta-feira à noite, foi também registado na Rede Sísmica do Continente um sismo em Alcobaça, no distrito de Leiria, não tendo provocado danos pessoais ou materiais.

De acordo com o IPMA, o abalo foi registado pelas 23:59 nas estações da Rede Sísmica do Continente e o seu epicentro localizou-se próximo de Alcobaça.

O sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada).

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima II da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi “sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios”

O IPMA acrescenta que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados".

[Artigo atualizado às 07:10]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.