Assinala-se esta segunda-feira o Dia Nacional da Spina Bífida, uma malformação congénita que ocorre no primeiro mês de gestação devido a um inadequado encerramento do tubo neural. Os defeitos nesta zona afetam, a nível mundial, cerca de 500 mil nascimentos por ano, número que excluí as gravidezes que não se chegam a concretizar.

Este tipo de lesões podem ser evitadas. Desde 1991 que se descobriu que o ácido fólico contribui para a redução dos defeitos do tubo neural em cerca de 72%, desde que tomado nas doses diárias recomendadas pelo médico antes de a mulher engravidar e nos primeiros meses de gestação.

Os defeitos do tubo neural, onde a Spina Bífida se insere, ocorrem nos primeiros 28 dias de gestação.

Desta malformação podem decorrer diferentes graus de comprometimento neurológico, dependendo da localização e extensão da lesão.

O termo “Spina Bífida” significa “espinha dividida em dois”. A coluna vertebral é formada por ossos separados entre si, chamados de vértebras. No indivíduo saudável as vértebras revestem e protegem a medula espinal. Na pessoa portadora de Spina Bífida, alguns desses ossos não estão completamente formados ocasionando uma fenda que causa danos ao sistema nervoso central, com consequências graves no desenvolvimento da criança.

O Dia Nacional da Spina Bífida comemora-se desde 2005. Este dia tem por objetivo, de acordo com a ASBIHP, "chamar à atenção para a necessidade de promover a qualidade de vida das pessoas com esta patologia e sensibilizar a opinião pública para as suas competências e capacidades na vida ativa e no exercício dos seus direitos de cidadania".

Entre as atividades previstas para assinalar este dia vai entregue em algumas rádios nacionais um cabaz de alimentos ricos em ácido fólico para alertar para a importância desta vitamina na prevenção da Spina Bífida. Em simultâneo, a ASBIHP lançou uma campanha na sua página de Facebook.

Alguns municípios quiseram juntar-se à ASBIHP e assinalar esta data iluminando edifícios municipais públicos de amarelo, a cor atribuída à patologia. Benavente, Coruche, Elvas, Esgueira, Estremoz, Figueira da Foz, Guarda, Mirandela, Mira, Murtosa, Nelas e Olhão vão hoje estar pintados de amarelo. Vai ser, ainda, organizado um jantar solidário com um menu apenas constituído por alimentos ricos em ácido fólico no restaurante “Filho da Mãe”, em Lisboa.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.