O Porto recebe hoje mais uma edição do TEDxPorto. O evento local procura boas ideias para melhorar a comunidade. O tema deste ano é “TRUST”, ou confiança. E traz à cidade alguns oradores vindos de contextos completamente diversos.

Zak Ebrahim é filho de um terrorista. O pai coliderou o ataque ao World Trade Center, em 1993. Zak ainda hoje recebe ameaças e vem ao Porto “para demonstrar como a (re)construção da confiança pode ser o caminho para um futuro melhor”, diz a organização em comunicado.

Também para falar de pais e filhos, Marcos Piangers, especialista em novas tecnologias, vai falar do desenvolvimento de uma relação de confiança entre pais e filhos.

A confiança e as relações em torno dela são os temas de várias ‘talks’ (apresentações), que vão desde os cuidados paliativos por uma enfermeira do Hospital de São João, até às ‘fake news’ (notícias falsas) com um jornalista brasileiro.

Chegando, até, ao cérebro: Moran Cerf, um hacker que se transformou em neurocientista vai questionar se “podemos confiar no nosso cérebro”, demonstrando que não devemos acreditar em tudo o que pensamos, adianta ainda a organização deste evento.

Para além da partilha de ideias, esta edição do TEDxPorto inclui também “batucadas e cantares”. O projeto Batucada Radical e o Grupo Cantare são os responsáveis por duas performances que vão complementar as apresentações do dia.

O TEDx realizou-se pela primeira vez no Porto em 2010. Nove anos depois, acumula mais de 8.500 participantes e 170 oradores. A edição deste ano arrancou esta sexta com formações e tem hoje o grande dia.

O programa completo está disponível na página do evento. Os bilhetes já estão esgotados.