"Esta subida de temperatura deve-se à presença de um anticiclone que irá localizar-se a sul da Península Ibérica a partir de dia 1 [de maio, sexta-feira] e com a aproximação de uma depressão a oeste, prevendo-se que se instale uma corrente de sul transportando ar seco e quente do norte de África", informou em comunicado a entidade.

O vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante oeste ou norte até ao dia 2 de maio, intensificando-se a partir do dia 3, passando a predominar do quadrante sul ou leste, revelou.

Para domingo e segunda-feira, o IPMA prevê que os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 26º e 31°C nas regiões a sul do rio Tejo, e no restante território entre 23º e 28°C nas capitais de distrito, podendo atingir valores ligeiramente acima de 31ºC em alguns locais do interior do Alentejo, nos vales do Tejo e do Guadiana.

"Prevê-se também uma subida da temperatura mínima que deverá variar aproximadamente entre 14º e 18ºC na generalidade do território, com ênfase na noite de domingo para segunda-feira, sendo a temperatura ligeiramente inferior nas regiões do interior Norte e Centro (entre 9 e 14ºC)", indicou.

Segundo o IPMA, os valores previstos da temperatura situam-se acima do valor médio para o mês de maio.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.