“Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados”, refere, apontando que o cenário “deverá ser mais severo nos dias 14 [terça-feira] e 15 [quarta-feira]”.

Adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima na segunda e na terça-feira.

Na segunda-feira, o IPMA coloca os distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja para precipitação, no período entre as 09:00 e as 15:00, prevendo a ocorrência de “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte”.

Já o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 15:00 de segunda-feira, devido à possibilidade de trovoadas “frequentes e dispersas” e “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes”.

Esta situação ocorre “devido à aproximação de uma depressão a Portugal continental com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água”.

O aviso do IPMA alerta para que, “em situações de instabilidade", exista "incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação, pelo que se recomenda o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.