Este artigo tem mais de 2 anos
O Governo decretou uma série de medidas de contenção da pandemia a partir das 00:00 de sábado e até dia 9 de janeiro, devido ao aumento de casos de Covid-19. Não se perca, isto é o que precisa de saber para as próximas duas semanas.
Medidas gerais
- Teletrabalho obrigatório;
- Encerramento de discotecas e bares;
- Encerramento de creches e ATL. Apenas 800 escolas do continente estarão abertas durante as duas "semanas de contenção" para filhos de trabalhadores essenciais e fornecimento de refeições a crianças beneficiárias de ação social (consulte a lista);
- Estão proibidos ajuntamentos na via pública com mais de 10 pessoas na passagem do ano, assim como consumo de bebidas alcoólicas na rua.
Testes
- Testes gratuitos nas farmácias passam de 4 a 6, por pessoa, em todo o Portugal continental;
- Teste negativo obrigatório para acesso a:
- estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- casamentos e batizados;
- eventos corporativos;
- espetáculos culturais — cinemas incluídos.
- recintos desportivos, salvo decisão da DGS.
- Na noite da Consoada e na noite da passagem do ano é também obrigatório um teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas;
- Os autotestes podem ser realizados para aceder a atividades ou estabelecimentos para os quais passa a ser exigido um teste covid-19 negativo, desde que feitos no local mediante supervisão, até 2 de janeiro.
Lotação do espaços
- Redução de lotação em todos os espaços comerciais: 1 pessoa / 5 m².
Saldos
- Os saldos estão proibidos entre 25 de dezembro e 9 de janeiro, mas os consumidores vão poder fazer as trocas nas lojas até ao final do próximo mês.
Comentários