Os responsáveis do Reddit anunciaram hoje através de uma publicação de que a rede social levou a cabo uma atualização da sua política de conteúdos, ressalvando que "comunidades e utilizadores que promovam discurso de ódio com base na identidade e vulnerabilidade serão banidos".

Como tal, os moderadores do Reddit fizeram uma "purga" nas suas páginas, removendo perto de 2000 grupos — ou "subreddits", como são conhecidos na plataforma.

Destes, o anúncio ressalva que a maioria já estava inativo, mas entre os grupos removidos há dois de grande relevo: o "r/ChapoTrapHouse" e o "r/The_Donald". O primeiro, baseado num podcast de ideologia política de esquerda, tinha perto de 160 mil utilizadores. Já o segundo, criado em 2015 como parte de uma plataforma de apoio à campanha presidencial de Donald Trump, tornou-se num gigantesco grupo com perto de 790 mil utilizadores, mantendo-se ativo como um grupo de apoiantes do atual presidente dos EUA.

"Todas as comunidades no Reddit têm de respeitar a nossa política de conteúdos com boa fé. Nós banimos o r/The_Donald porque não o fez, apesar de ter várias oportunidades", lê-se na publicação. Em causa está uma comunidade que "consistentemente teve e apoio mais conteúdo que viola as regras do que o norma, antagonizou-nos e outras comunidades e os seu moderadores recusaram-se a respeitar as nossas expectativas, até as mais básicas", continua o texto.

Segundo a revista The Atlantic, a comunidade r/The_Donald já tinha sido colocada "em quarentena" em junho do ano passado, o que significou que deixou de aparecer nos resultados no website e que não podia ter anúncios. Apesar de não ter qualquer relação direta ao presidente dos EUA, o grupo ficou conhecido pela controvérsia, acumulando acusações de de promoção de racismo, antissemitismo, teorias da conspiração, imagens e piadas violentas.

Criado em 2005, o Reddit foi desenhado como uma plataforma para a criação de comunidades de utilizadores juntos de determinados assuntos, de futebol a figuras políticas.

No entanto, a empresa há muito que sofre críticas de manter políticas pouco rigorosas no combate aos discursos de ódio, assédio e partilha de material ilícito recorrentes nos seus grupos.

Ao fim de 15 anos da sua criação, o Reddit decidiu então mudar as suas políticas, três semanas depois de o ter prometido como consequência dos protestos pela igualdade racial do Black Lives Matter.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.