Em comunicado, a autarquia explica que "as obras em curso para restaurar o Mercado do Bolhão obrigam a fechar a Rua de Alexandre Braga aos veículos de transporte coletivo de passageiros já a partir da próxima terça-feira, dia 5 de fevereiro".

Por esse motivo, refere o município, os términos de algumas linhas de autocarros de diferentes operadores serão transferidos nessa data daquele local para a Rua do Bolhão, outros para o Campo de 24 de Agosto e outros ainda para o Terminal do Dragão.

No caso da empresa Gondomarense, vão ser afetadas três linhas, são elas as linhas 55 (Porto-Baguim/Alto da Serra), 69 (Porto-Seixo/Largo do Calvário) e 70 (Ermesinde/Estação-Porto).

Estas linhas deixam de efetuar serviço entre o Campo de 24 de Agosto e a Rua de Alexandre Braga, ou seja, têm a sua última paragem no Campo de 24 de Agosto.

Já no que respeita à STCP e Valpi, as linhas 401 (Bolhão-S. Roque), 700+V94 (Bolhão-Campo) e 800 (Bolhão-Gondomar) têm como última paragem "Bolhão" (Metro) junto ao Mercado Temporário do Bolhão.

Segundo a autarquia, estes serviços no sentido S. Roque/Gondomar ou Campo têm a sua primeira paragem (Bolhão) na Rua da Firmeza junto ao número 575 (entre a Rua do Bolhão e a Rua de Sá da Bandeira), retomando o percurso atual pela Rua Formosa e efetuando a paragem "Santa Catarina" (na Rua Formosa junto ao número 247, logo acima do cruzamento com a Rua de Santa Catarina).

Em comunicado a STCP informa ainda que sofrem ainda alterações a linha 200 (Bolhão/Castelo do Queijo) cujo fim de linha e a 1ª paragem será feita na Rua do Bolhão; e a linha 502 (Bolhão/Matosinhos) cuja paragem será relocalizada abaixo da atual que se encontra na Rua do Bolhão.

Esta reorganização das paragens, refere a operadora, "surge no seguimento da planificação de obras a executar pela Câmara Municipal do Porto, implicando diversas alterações, nomeadamente o impedimento de circulação de autocarros na Rua de Alexandre Braga. Neste âmbito foi necessário a STCP alterar as paragens existentes dessa artéria da cidade".

A par das obras do Bolhão, estão também a decorrer intervenções na Rua de Fernandes Tomás, no troço entre a Rua de Sá da Bandeira e a Rua da Trindade, e na Avenida de Fernão de Magalhães, incluindo no Campo de 24 de Agosto, informa o município em comunicado.

Assim, também a partir de terça-feira, 5 de fevereiro, todas as linhas de transporte público com entrada na cidade do Porto pela Rua de São Roque fazem a paragem na "Corujeira" e deixam de circular entre esta e os seus atuais términos, desviando para o Terminal Estádio do Dragão.

A última/primeira paragem das seguintes linhas no Porto passará a ser o Terminal Estádio do Dragão: Gondomarense - 27 - Boca da Foz do Sousa (Ponte) - Porto (por S. Roque da Lameira), 29 - Lixa-Porto, 33 - Porto-Valongo (Sobrado de Cima), 33A - Porto-Valongo (Sobrado de Cima), 33B - Porto-Valongo (Sobrado de Cima) e 34 - Porto-Terronhas.

Esta alteração vai afetar ainda as linhas de mais quatro operadores de transporte passageiros, são eles a Valpi (1 -Milhundos-Porto), a Albano Esteves Martins (5 - Modelos (Cruzamento)- Porto), a Auto Viação Pacense (106 Paços de Ferreira-Porto (Parque Régulo Magauanha) - (por Frazão e S. Roque) e Auto Viação Landim ( 514 - Cabeceiras de Basto-Porto (Parque Régulo Magauanha)).

Inicialmente a autarquia tinha anunciado que os autocarros de 14 linhas de operadores privados de transportes públicos iam ficar impedidos de entrar no centro do Porto, deixando os passageiros, a partir de 05 de fevereiro, na estação de metro do estádio do Dragão.

Já na segunda-feira, e depois de a questão ter gerado indignação entre operadores e autarcas, o município anunciou que algumas das linhas, cujo término passou do Bolhão para o Dragão, serão transferidas de forma faseada, sendo assim adiada para já a transferência definitiva do término para o Interface do Dragão.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.