De acordo com a informação disponibilizada pelas 06:40 no site da Marinha, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende.

Condicionadas ao tamanho das embarcações estão as barras da Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Fogueira da Foz e São Martinho do Porto.

Nas ilhas estão condicionadas as barras das Lajes do Pico e da Madalena do Pico, na ilha açoriana do Pico.

A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional alertaram na segunda-feira para o agravamento severo do estado do mar a partir de quarta-feira, nos Açores, e de quinta-feira, no continente, aconselhando a tomada de medidas de prevenção.

Segundo a Marinha Portuguesa, este agravamento é considerado de “risco”, pelo que devem ser tomadas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram no mar, nas infraestruturas portuárias e outras áreas ao longo da costa.

A instabilidade poderá atingir ondas com altura de oito a 10 metros ao longo de toda a faixa litoral do continente.

A partir de quarta-feira, segundo a nota da Marinha, é esperada forte agitação marítima no arquipélago dos Açores, do quadrante de oeste-noroeste, passando a noroeste com altura que pode chegar aos oito metros no final da manhã nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo).

No final do dia de quarta-feira a altura das ondas poderá atingir os 10 a 12 metros.

Para o Continente, o mau tempo no mar terá especial incidência na quinta-feira.

A Marinha recomenda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, equacionando, se possível, o regresso antecipado aos portos de abrigo.

À população em geral é recomendado que se abstenham, em absoluto, de se deslocarem até à orla costeira exposta à agitação marítima.

As condições do mar só deverão começar a melhorar a partir da noite e madrugada de sábado.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.