O Metropolitano de Lisboa (ML) iniciou a escavação da obra com uma tuneladora de 10 metros de diâmetro e de 112 metros de comprimento total, apelidada de “Varina”, como forma de homenagear uma figura representativa da história recente da cidade de Lisboa, no dia 26 de outubro de 2004 pelas 10:00.

“Esta tuneladora já tinha sido utilizada na execução da Linha Vermelha Alameda/Oriente, entre 1997 e 1998, sob o nome de “Estrela do Oriente” e no troço Ameixoeira/Campo Grande, do prolongamento da Linha Amarela Campo Grande/Odivelas, entre 2000 e 2001, denominada na época como "Moira", referiu o ML em comunicado hoje divulgado.

Este troço foi construído maioritariamente em túnel, “praticamente sem incómodos para a população de Lisboa” e permitiu interligar as linhas Verde, Amarela e Azul nas estações de correspondência Alameda, Saldanha e São Sebastião, menciona a empresa.

O troço Alameda/São Sebastião da linha Vermelha - inaugurado no dia 29 de agosto de 2009 - facilitou as viagens que envolvem a utilização de mais do que uma linha de metro e “reduziu substancialmente a generalidade dos tempos de percurso, garantindo, também, um acesso direto do centro da cidade à gare intermodal do oriente e, mais recentemente, ao aeroporto”, lê-se no comunicado.

Entre setembro de 2009 e setembro de 2017 o ML regista 339.052.390 validações na Linha Vermelha e 60.268.238 de validações nas estações Saldanha e S. Sebastião.

Entre setembro e dezembro de 2009, o Metropolitano de Lisboa verificou um aumento das validações na Linha Vermelha de 47%, comparativamente