Um dos gangsters mais temidos de Boston, James "Whitey" Bulger, foi encontrado morto esta terça-feira numa prisão federal de alta segurança no estado da Virgínia, de acordo com a BBC e vários meios de comunicação norte-americanos.

O antigo líder dos Winter Hill Gang tinha chegado esta segunda-feira, dia 29, ao estabelecimento criminal em que foi encontrado morto esta terça-feira.

Segundo o Boston Globe, três pessoas terão afirmado, sob anonimato, que outro recluso com ligações à máfia de Boston se encontra a ser investigado pelo crime.

O FBI vai agora conduzir uma investigação para apurar a morte do célebre gangster. No entanto, não foram, para já, adiantados mais detalhes.

O ex-chefe do crime de Boston é acusado de ter sido durante vários anos um delator do FBI (embora o tivesse negado em tribunal) e foi um dos criminosos mais procurados dos EUA até ser capturado em Santa Mónica, na Califórnia, em 2011. Esteve mais de 16 anos em fuga.

Em 2013, a juíza Denise Casper, depois de o ter condenado a duas prisões perpétuas e mais cinco anos, ao fim de 40 anos de crimes, determinou ainda que Bulger pagasse indemnizações de 19,5 milhões de dólares (14,5 milhões de euros). "A dimensão, a insensibilidade, a depravação dos seus crimes, é quase incomensurável", disse.

Durante o seu julgamento, apenas disse uma palavra, quando lhe perguntaram se compreendia a sentença: “Yes” (“Sim”).

Um júri de 12 pessoas considerou o octogenário irlando-norte-americano culpado de 31 acusações separadas, incluindo 11 assassínios, extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de armas.

Em 2014, Bulger foi transferido para a Penitenciária Coleman II dos EUA em Sumterville, na Flórida, depois do seu relacionamento com a sua psicóloga ser escrutinado.

Criado num bairro irlandês-católico do sul de Boston, Bulger, de acordo com um perfil da BBC, chegou inclusivamente a tentar vender armas ao Exército Republicano Irlandês.

O passado do ex-líder do gangue Winter Hill, do Sul de Boston, serviu de base para o enredo de "Black Mass", com o ator Johnny Depp e "The Departed", do realizador Martin Scorsese, vencedor de Óscar para Melhor Filme em 2006.