“Normalmente o lugar do presidente é usado apenas por aqueles que dirigem as sessões, mas hoje [quarta-feira] um VIP ocupou-o comigo”, escreveu Trevor Mallard na sua conta oficial do Twitter, referindo-se ao filho bebé do deputado Tāmati Coffey.

"Parabéns ao @tamaticoffey e ao Tim pelo mais novo membro da família”, completou.

O presidente do parlamento disse à Reuters que, sempre que possível, tenta ajudar a cuidar dos bebés dos parlamentares.

Mallard tem procurado tornar o parlamento mais “amigo das crianças”, tendo alterado as regras em 2017.

Uma das mudanças introduzidas por Mallard foi a autorização para que os elementos das equipas ministeriais e dos deputados possam circular nalgumas câmaras para ajudar a cuidar dos filhos dos parlamentares.

O bebé de seis semanas do deputado trabalhista Tāmati Coffey e do seu marido, Tim, nascido de uma barriga de aluguer no mês passado, é uma das várias crianças que nasceram durante esta legislatura, em que houve um "baby boom" entre os legisladores. 

A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, faz parte destas estatísticas. Ardern tornou-se, no ano passado, a primeira líder de um Governo a tirar licença de maternidade na Nova Zelândia, lembra a Reuters.

Ardern e a sua filha foram notícia em setembro do ano passado quando a o governante levou a bebé para a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.

Os defensores dos direitos dos trabalhadores na Nova Zelândia disseram à Reuters que poucos têm esta facilidade de equilibrar os cuidados à família com o trabalho e esperam que o exemplo dos parlamentares contribua para trazer uma mudança mais alargada às condições de trabalho no país.

Trevor Mallard, pai de três filhos adultos, e com seis netos, deseja que os empregadores sigam o exemplo de flexibilização do cuidado aos filhos no emprego.

"O que eu descobri é que isso contribui para uma atmosfera positiva no local de trabalho", considera Mallard.

A presença das crianças melhora o ambiente, conta o presidente do parlamento, havendo até alguma disputa entre os funcionários quando se trata de levar a cabo tarefas de cuidado às crianças.

*Com agência Reuters

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.