Em declarações à agência Lusa, Joana Moscoso, cientista e diretora da Native Scientist, empresa inglesa sem fins lucrativos que promove a aprendizagem integrada de língua e ciência, explicou que o livro "Uma Volta Ao Mundo Com Cientistas Portugueses" conta a história de dez cientistas portugueses espalhados pelo mundo "e convida pais, crianças e professores a fazerem uma viagem pela ciência e pela língua portuguesa".

"Leva-nos numa viagem pelos quatro cantos do mundo", adiantou Joana Moscoso, aludindo à história de Suzana Salcedo, microbióloga em França, Gonçalo Sousa, natural do Porto e engenheiro civil que projeta equipamentos de perfuração petrolífera na Noruega, ou Joana Patrício, uma bióloga marinha natural de Coimbra que, na Comissão Europeia, "ajuda os governantes a perceberem que os oceanos são grandes armazéns de carbono, são reguladores do clima, são fonte de alimento e produtores de oxigénio e, por isso, têm de ser bem cuidados".

O livro relata também as vivências e experiências de Hugo Natal da Luz, físico que nasceu em Vila do Conde e constrói detetores de partículas em São Paulo, no Brasil, Joana Gil-Mohapel, que, no Canadá, "ajuda a perceber a informação que está armazenada no cérebro" e Anabela Maia, que trabalha no estado norte-americano de Illinois "e explica porque é que os peixes boiam", disse Joana Moscoso.

O lote de histórias retratadas no livro completa-se com o atual ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues - doutorado em Bioquímica e que, antes de assumir funções governativas, trabalhou seis anos em Cambridge, Inglaterra, na deteção precoce do cancro - José Xavier, natural de Vila Franca de Xira, "cientista que passa largas temporadas na Antártida a estudar os pinguins", José Fonseca, vimaranense que vive na Cidade do Cabo, África do Sul, e está a desenvolver um telescópio para estudar o universo, e Sónia Henriques, nascida em Torres Novas e que, em Brisbane, na Austrália, procura novos medicamentos para tratar o cancro.

Joana Moscoso, que é investigadora especializada no estudo de bactérias e que depois de uma década fora de Portugal em países como a Suécia, Austrália e Inglaterra, regressou este ano à Universidade de Porto, explicou ainda que o livro "é o resultado de um projeto de dois anos" em parceria com a Ciência Viva (agência nacional para a cultura científica e tecnológica) e a Coordenação do Ensino de Português no Reino Unido do Instituto Camões.

"Foi pensado para as crianças portuguesas lá fora, mas pais, professores e crianças em Portugal poderão achar o livro igualmente interessante. Nele são apresentados cientistas portugueses com percursos nas mais variadas áreas do conhecimento e são propostas atividades [desenvolvidas por professores de língua portuguesa no Reino Unido, com base nos testemunhos dos cientistas], como entrevistas e apresentações orais que permitem a exploração de conceitos científicos e o aprofundamento de competências linguísticas", frisou.

A fundadora da Native Scientist acrescentou que "Uma Volta Ao Mundo Com Cientistas Portugueses" - cuja apresentação pública está agendada para quarta-feira, em Coimbra, durante o 5.º Encontro de Portugueses Graduados no Estrangeiro (GraPE) - está disponível para ‘download' gratuito em www.nativebooks.net e para 2017 está planeada uma "fase piloto" de distribuição de mil exemplares pela rede do Ensino no Estrangeiro do Instituto Camões.

"Esta fase tem como o objetivo testar os textos e atividades junto do público-alvo. A informação recolhida durante esta fase será tida em conta no lançamento e distribuição de uma segunda edição", informou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.