“No total, a Universidade do Porto este ano letivo 2017/2018], vai ultrapassar os quatro mil alunos estrangeiros. Deve chegar aos 4.200 alunos”, avançou à Lusa fonte das relações públicas da U.Porto, à margem de uma entrevista telefónica no âmbito da cerimónia de boas-vindas a estudantes internacionais que a U.Porto vai realizar esta quarta-feira na reitoria da instituição.
Também este ano letivo, a U.Porto regista um maior número de alunos inscritos “com estatuto internacional” (cerca de 400), em relação ao ano passado (200), acrescentou a mesma fonte, referindo que estes estudantes com estatuto internacional podem fazer todo o primeiro ciclo (licenciatura e mestrados integrados) naquela universidade portuguesa”.
No primeiro semestre do ano letivo que agora começa, vão entrar “1.452 estudantes internacionais, provenientes de 67 países”, para completar um período de estudos no estrangeiro ao abrigo de programas de mobilidade internacional, como o europeu Erasmus+ ou o brasileiro Ciência Sem Fronteiras.
Para os receber, a U.Porto organizou uma cerimónia especial para aqueles estudantes, que vai decorrer na Reitoria da U.Porto, na Praça Gomes Teixeira, aos Leões, a partir das 11:00 com a presença do reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, a dar as boas-vindas aos estudantes de mobilidade internacional no Salão Nobre da Reitoria.
Os primeiros estudantes internacionais que a U.Porto recebe neste primeiro semestre chegam de países como África do Sul, Argentina, Cazaquistão, China, Chile, Egito ou Japão.
Na tabela dos cinco países que mais enviam estudantes para a U.Porto ao abrigo de programas de mobilidade internacional estão o Brasil (525 estudantes), Espanha (181), Itália (158), Alemanha (69) e Polónia (64).
A estes 1.452 novos estudantes em mobilidade internacional, somam-se ainda o cerca de 2.000 estudantes estrangeiros de grau da U.Porto que estão já na universidade a realizar um curso completo. Até ao final do ano letivo, a Universidade do Porto espera acolher no total mais de 4.000 estudantes e investigadores internacionais, o que representa já perto de 14% do número total de estudantes da instituição.
A U.Porto preencheu este ano, na primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, a totalidade das suas vagas 4.185 vagas, dominando a lista dos cursos com as médias mais altas de entrada e contando com sete dos 15 cursos superiores que registaram a maior nota de acesso em Portugal.
A instituição de ensino superior teve, este ano, “quase o dobro dos candidatos para as vagas que estavam disponíveis em primeira opção”, disse no início desta semana o reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, durante a cerimónia de boas-vindas a mais de quatro mil novos estudantes daquela instituição universitária.
Comentários