Ataque num centro para pessoas com deficiência terá feito pelo menos 19 mortos e 24 feridos, escreve Reuters, citando informações veiculadas pela imprensa local. 

Segundo a agência, há 15 vítimas mortais confirmadas, e outras quatro terão sofrido uma paragem cardíaca. Suspeita-se que terão igualmente perdido a vida. Os bombeiros que responderam à ocorrência adiantaram que quatro dos feridos "não mostravam sinais vitais", escreve a agência Kyodo News

A BBC e o The Guardian avançam com outros números, referindo 15 mortes confirmadas e 45 feridos, informações veiculadas pela televisão estatal NHK.

O ataque, perpetrado com recurso a uma arma branca (uma faca), teve lugar no centro Tsukui Yamayuri Garden, em Sagamihara, a 40 km de Tóquio.

O suspeito já foi detido pelas autoridades e terá 26 anos. Escreve a imprensa internacional que se entregou após o ataque. A Associated Press acrescenta que o fez "cerca de duas horas" depois da chamada das 2h30 que alertou as autoridades para o ocorrido. As autoridades estão a investigar o que motivou o ato. 

"Estamos a ainda a confirmar os detalhes do caso", disse um porta-voz da polícia, citado pelo The Guardian. O jornal acrescenta que o suspeito tinha na mala várias armas brancas quando se entregou.

Journalists await near the Tsukui Yamayuri En, a care centre at Sagamihara city, Kanagawa prefecture on July 26, 2016.   ==JAPAN OUT==Some 15 people died and 45 were injured at the care centre for the disabled in Japan early July 26 when a man claiming to be an ex-employee of the facility went on a rampage with a knife.   == JAPAN OUT == / AFP PHOTO / JIJI PRESS / JIJI PRESS

Escreve o The Guardian, citando a imprensa local, que o atacante é um ex-trabalhador do centro. Imagens veiculadas pela televisão mostram uma longa linha de ambulâncias junto ao centro. Os doentes estarão a ser assistidos debaixo de uma tenda de emergência montada junto do estabelecimento de saúde.

As autoridades foram chamadas às 2h30 (hora local) por causa de um homem armado com uma faca nos jardins do centro Tsukui Yamayuri Garden.

Este centro, de acordo com a Kyodo News, providencia acomodações e serviços a pessoas com deficiência, tem uma piscina e uma clínica médica. 

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.