Olhe para a imagem acima e responda, sem ler mais: representa um círculo?

Se responder que, apesar das imperfeições, é um círculo, então é porque provavelmente se identifica mais com as políticas de esquerda. A explicação é que os mais liberais aceitam mais facilmente desvios à norma, enquanto os conservadores são mais sensíveis a esses desvios.

Uma síntese do artigo publicado explica como foi feito o estudo: aos participantes eram mostradas figuras geométricas e era-lhes pedido que dissessem até que ponto se tratava de círculos (ou triângulos, ou quadrados, conforme a imagem). Aos participantes era também perguntada a orientação política e a sua posição face a alguns temas sociais.

Verificou-se que os politicamente mais conservadores assinalaram diferenças mais significativas entre formas perfeitas e imperfeitas do que os mais liberais, o que mostra uma maior sensibilidade ao desvio. A mesma ligação foi estabelecida em relação às políticas sociais: na visão dos mais conservadores havia uma maior dureza na punição dos infratores, menos apoio à ajuda pública a grupos desfavorecidos e menos apoio financeiro a políticas que beneficiem grupos marginalizados.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.