A autarquia disse hoje que quer assinalar a quadra natalícia e ao mesmo tempo dinamizar o comércio tradicional, preparando um programa que inclui vários eventos e termina com um concerto de fim de ano protagonizado pelo grupo GNR.
Além da iluminação que enfeita o centro histórico, do outro lado da cidade foi colocada uma árvore que se ergue a mais de 25 metros e foi ainda preparada uma mostra de presépios pelas 20 freguesias do concelho.
O Mercado de Natal, que se realiza entre quinta-feira a domingo, na praça do município, é uma das novidades da Bila Natal 2017 e conta com a presença produtores e artesãos locais.
A programação de Natal inclui também, segundo anunciou a autarquia, a Festa do Pito, no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia.
Nesse dia, Vila Real volta a cumprir a tradição de as mulheres oferecerem aos homens o pito, um doce típico de massa e abóbora que protagoniza uma brincadeira que ajuda a dinamizar o negócio e pretende ser atração turística.
Esta tradição tem raízes religiosas mas transformou-se numa tradição popular que se repete todos os anos: o rapaz oferece a gancha (feita de açúcar e água) à rapariga que retribui com o pito, doces relacionados com São Brás e Santa Luzia que protagonizam uma das iniciativas mais genuínas deste concelho.
E são pessoas de todas as idades as que aderem a esta brincadeira que foi passando de geração em geração.
Durante a Festa do Pito, que se realizará na praça do município, as pastelarias da cidade vão ter à venda estes doces.
A programação natalícia inclui ainda o Eco-Natal, uma iniciativa que contou com a participação da comunidade escolar, do ensino público ao ensino privado, e utentes dos lares e centros de dia do concelho, e visa sensibilizar para a educação ambiental e sustentável.
Os trabalhos desenvolvidos, desde árvores de Natal ou presépios feitos com materiais reciclados, foram expostos nas rotundas e montras do comércio tradicional.
A Bila Natal 2017 integra as iniciativas Natal ao Centro e Natal Radical, concertos pelo Conservatório Regional de Música e pelo Coral da Cidade de Vila Real e ainda a Corrida São Silvestre Cidade de Vila Real que irá percorrer as ruas da cidade, no dia 30 de dezembro.
Segundo a autarquia, os GNR e o DJ Miguel Simões serão os anfitriões da noite da festa de passagem de ano, que decorre na praça do município.
Comentários