A SBBF destaca que partilha da condenação da Rússia pelo governo sueco e pela Confederação Sueca do Desporto e lembra que todos os selecionados são “representantes do basquetebol sueco”.

O presidente da SBBF, Fredrik Joulamo, conversou na quarta-feira com o jogador, apresentado nesse mesmo dia como reforço dos russos do CSKA Moscovo para o resto da temporada, dando-lhe conta do posicionamento oficial do organismo.

“Depois desta conversa, infelizmente fomos forçados a confirmar que não existem condições para Jonas Jerebko representar a equipa nacional sueca”, afirmou Fredrik Joulamo.

Os clubes russos foram banidos das competições promovidas pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), assim como outras federações desportivas, e só podem competir na liga interna.

Jonas Jerebko, de 35 anos, destacou-se no basquetebol sueco nas últimas décadas e tem uma longa carreira na NBA, ao longo de dez temporadas (2009-2019), em que representou Detroit Pistons, Boston Celtics, Utah Jazz e Golden State Warriors.

O extremo sueco, que participou nas eliminatórias do campeonato do Mundo contra a Croácia, disputadas no final de fevereiro, jogou as duas últimas épocas nos russos do Khimki, mas estava sem clube desde o ano passado.