No arranque da 12.ª jornada, os tricampeões nacionais vão tentar colocar toda a pressão do lado dos ‘leões’, que recebem o Vitória de Setúbal no sábado, dia em que o intermitente FC Porto, quarto classificado, é posto à prova em casa pelo Sporting de Braga, terceiro.

Exorcizado o empate 3-3 consentido na Turquia frente ao Besiktas, depois de uma vantagem de 3-0, com um triunfo por 3-0 perante o Moreirense, a formação ‘encarnada’ procura frente ao Marítimo um triunfo que lhe permita enfrentar o dérbi com segurança.

Nono classificado, o Marítimo vem de um precioso empate em Chaves (0-0) e vai procurar ‘retificar’ a pesada derrota sofrida na Luz (6-0), na Taça de Portugal, perante este mesmo Benfica que agora se desloca aos Barreiros e que é a única equipa invicta no campeonato.

Em vésperas de importantes e decisivos compromissos na derradeira jornada da Liga dos Campeões, a disputar na próxima semana, também FC Porto e Sporting, a exemplo do campeão nacional Benfica, entram em campo mais cedo na 12.ª jornada.

O FC Porto, que já não esconde as marcas da crise em que se encontra, recebe sábado o Sporting de Braga, equipa que na última ronda superou os ‘dragões’ na tabela classificativa, com o desafio maior de inverter a tendência de seca de golos.

Antes de receberem o Leicester City, os portistas, que acumulam empates sucessivos em todas as provas e não marcam golos há 430 minutos, têm um duro teste em casa frente ao moralizado Sporting de Braga, que na última ronda ascendeu ao terceiro lugar.

O FC Porto conta cinco empates consecutivos, os últimos quatro 0-0, um dos quais acabou por ditar a eliminação da Taça de Portugal frente ao Desportivo de Chaves, no desempate por penaltis, e a sua última vitória remonta a 02 de novembro, frente ao Club Brugge (1-0), na Liga dos Campeões.

Já o Sporting, que venceu quarta-feira o Arouca, por 1-0, para a Taça da Liga, também recebe sábado o Vitória de Setúbal (10.º), que vem de uma derrota em casa com o Rio Ave (0-1), em jogo que marcou a estreia no comando dos vila-condenses do treinador Luís Castro (ex-FC Porto B).

A exemplo dos ‘grandes’, que são os primeiros a entrar em campo esta jornada, também o Rio Ave e o Tondela, moralizado pela fuga aos lugares de despromoção, com o triunfo em casa frente ao Vitória de Guimarães (2-1), se defrontam no sábado.

Para domingo estão reservados quatro jogos, um dos quais entre os dois últimos classificados, dado que o lanterna-vermelha Moreirense recebe o Nacional, e a ronda encerra segunda-feira com a receção do Paços de Ferreira ao Boavista.

No domingo, o Vitória de Guimarães irá procurar regressar às vitórias frente ao Desportivo de Chaves, tal como o Feirense perante o Arouca, depois de ter sido goleado na visita ao Sporting de Braga, por 6-2.

O Estoril-Praia, que na última ronda venceu em casa do Nacional, por 1-0, recebe o Belenenses, equipa que empatou 0-0 nos dois últimos jogos realizados com o FC Porto, para a I Liga, no Restelo, e no Dragão, para a Taça da Liga.

Programa da 12.ª jornada:

- Sexta-feira, 02 dez:

Marítimo — Benfica, 20:30

- Sábado, 03 dez:

Rio Ave — Tondela, 16:00

Sporting — Vitória de Setúbal, 18:15

FC Porto — Sporting de Braga, 20:30

- Domingo, 04 dez:

Moreirense — Nacional, 16:00

Feirense — Arouca, 16:00

Estoril-Praia — Belenenses, 18:00

Vitória de Guimarães — Desportivo de Chaves, 20:15

- Segunda-feira, 05 dez:

Paços de Ferreira — Boavista, 20:00.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.