Com mais três pontos que o FC Porto (2.º) e cinco que o Sporting (3.º), o Benfica tem no jogo no Estádio da Luz a oportunidade de consolidar a sua posição, num momento em que a equipa ainda se debate com a ausência do goleador Jonas.
Rui Vitória tem gerido os problemas físicos no plantel, no qual Jonas e Rafa continuam de ‘baixa’. Para a receção aos pacenses, estão em dúvida Lindelof e Grimaldo, que saíram ‘tocados’ do jogo com o Belenenses, no Restelo (vitória por 2-0), podendo entrar Lisandro e Eliseu.
À semelhança de Benfica, também o Sporting — face aos jogos dos dois emblemas na semana seguinte na Liga dos Campeões — joga na sexta-feira, com os ‘leões’ de visita à Choupana (21:00), depois de um empate inesperado com o Tondela (1-1).
A equipa de Jorge Jesus não atravessa um bom momento, numa fase em que não tem contado com o capitão Adrien, lesionado, e na I Liga já empatou com Guimarães (3-3), depois de estar a vencer 3-0, e Tondela (1-1), e perdeu com o Rio Ave (3-1).
O Sporting começa a não ter grande margem para erro e nesta nona jornada, com o Nacional, e entra num campo por vezes difícil, a Choupana, mas no melhor momento possível, face ao mau campeonato da equipa insular: é 14.ª, apenas com sete pontos.
O terceiro dos ‘grandes’, o FC Porto, vice-líder da I Liga, joga igualmente fora, com uma visita no sábado ao Estádio do Bonfim, num campo onde não perde desde 1983 e é preciso recuar até 1997 para lembrar a última perda de pontos, com um empate (1-1).
Nuno Espírito Santo tem visto a equipa melhorar, com uma série de três vitórias consecutivas na Liga (Boavista, Nacional e Arouca), em jogos em que André Silva (sete golos no campeonato) e Diogo Jota se destacaram.
A visita ao Bonfim acontece antes de na próxima jornada FC Porto e Benfica encontrarem-se no Estádio do Dragão.
Ainda no sábado, a jornada terá um jogo entre Tondela (16.º) e Arouca (18.º), equipas separadas por um ponto na parte inferior da tabela, e a receção do Boavista (12.º) ao Estoril-Praia (15.º), separados por dois pontos.
O Sporting de Braga, quarto no campeonato, com os mesmos 17 pontos que Sporting, receberá no domingo o Belenenses (13.º), e o Rio Ave (7.º), que não vence desde a vitória frente ao Sporting, na quinta jornada, recebe o seu anterior técnico.
Os vila-condenses, agora treinados por Nuno Capucho, recebem o Vitória de Guimarães, quinto classificado e que tem esta época Pedro Martins como treinador.
A ronda encerra na segunda-feira, com um jogo entre os ‘promovidos’ Desportivo de Chaves (6.º) e Feirense (9.º), equipas que se encontram a fazer uma boa campanha neste regresso à I Liga.
I Liga, nona jornada:
- sexta-feira, 28 out:
Benfica — Paços de Ferreira, 19:00 (BTV).
Nacional — Sporting, 21:00 (SportTV).
- sábado, 29 out:
Tondela — Moreirense, 16:00 (SportTV).
Vitória Setúbal — FC Porto, 18:15 (SportTV).
Boavista — Estoril-Praia, 20:30 (SportTV).
- domingo, 30 out:
Arouca — Marítimo, 16:00 (SportTV).
Rio Ave — Vitória de Guimarães, 16:00 (SportTV).
Sporting de Braga — Belenenses, 20:15 (SportTV).
- segunda-feira, 31 out:
Desportivo de Chaves — Feirense, 20:00 (SportTV).
Comentários